terça-feira, 1 de maio de 2007

Critica as religiões Humanas I


Gostaria de começar a abordar tal assunto, não deixando margem de dúvida quanto ao respeito que tenho por todas as religiões e que minhas criticas tem o intuito de serem construtivas, embora possua um leve aspecto ácido.
Um texto simples, mas direto, já que tal assunto pode se estender por incontáveis livros.

Sem mais demora, estou aberto a criticas e elogios, pois estou ciente que esta é uma visão subjetiva e não significa que minha opinião seja a dita verdade, como também não se conclui que seja uma calúnia.



A religião provavelmente sempre perpetuou a esfera humana durante o seu trajeto de existência. A necessidade de um líder social a se seguir está em paralelo com os deuses, já que eles foram os eleitos como líder supremo pela maioria da humanidade. Uma ação instintiva que deriva de nossas origens mamífero-primitivas, segundo o qual cada grupo de mamífero elege um líder que será seguido independentemente se suas decisões são corretas ou não, temos nossos “lideres”, mas não é o bastante (porque seguir alguém que é humano como eu?), precisamos de alguém que seja o líder supremo, logo cria-se um Deus que seja superior aos humanos, que seja perfeito em seu estado de arte e que suas ordens devem ser seguidas sem questionamentos.

Talvez assim fosse que se criaram os Deuses – a necessidade de seguir algo superior (segurança) e elucidação do inexplicável. Quer pela crescente população e sua necessária dominação pela elite de uma comunidade. O problema é que esses mesmos que criaram esses deuses esqueceram de contar a verdade (ou a deixaram de propósito já que é o mais eficiente método de controle em massa) para a população e morreram com essa certeza nos deixando à atroz senhora dúvida (ou a informação foi perpetuada e está mantida em segredo, mas hoje, quem acreditaria numa revelação assim?).

A elite percebeu que este é o método mais eficaz de dominação e justificativa para a obediência de seus cidadãos, é por isso que religião e Estado sempre andaram lado a lado. A poupa de riqueza e grandiosidade deveria ser propagada, quem iria seguir deuses pobres, que viveriam em condições piores do que as nossas chulos mortais?
Por isso os grandes templos, estátuas geniais, riqueza e luxo, rituais e leis, tudo planejado e desenhado pelo tempo. Baseando-se na historia vemos que as religiões dominantes são uma mescla de outras que sucumbiram. Lembre-se nem tudo é o que parece ser.

As religiões só se perpetuam se suas leis forem benéficas para a “nata da sociedade” caso contrário são deixadas para trás, basta ver a cronologia histórica da mitologia egípcia, nórdica, persa, africana, grego-romana, inca, entre inúmeras outras.
Atualmente a dominante é a mitologia hebraica, de um deus apenas. Mas porque será que a população não percebe o real papel das religiões? Porque procuram no altar aquilo que está dentro deles mesmos, de que o deus mal e o deus bom só existem a partir do momento esse passamos a crer que eles existam, de quão suas manifestações são puramente ações do próprio individuo, de que tudo não passa de invenção de um sistema psíco-dominante generalizado.


Quanto mais aprofundamos os estudos sobre as crenças mais percebemos o quanto elas não passam de mito, salve estado laico! É essa ignorância e fanatismo no mundo que se criam os conflitos... É intolerância religiosa, é racial, étnica e assim se segue.
Mas se algumas pessoas se sentem bem por estarem seguindo algo que as fazem felizes nada contra, o importante é o respeito.

Se o individuo é contra igreja, não é necessário usar de argumentos fracos e de xingamentos para fazê-lo censura. Ele não vai mudar de opinião porque a maioria simplesmente diz acreditar em mitologia hebraica, ele vai mudar sim, de pensamento, quando ele achar necessário, se isso será bom ou ruim para ele, somente o mesmo quem vai dizer. Ainda, a meu ver, não estamos prontos para uma sociedade sem Deuses, por isso a “religião é um mal necessário", ela tem os seus lados ruins, contraditórios, explorador, ilusórios, autoritários, ignorante, mais tem o seu lado bom, de ajuda a alguns necessitados (alimentação, ensino, saúde...), de esperança, e outros por menores, papeis estes que deveria ser do Estado. Temos que pesar a balança de acordo com as nossas experiências e escolher se pela minha óptica a religião tem espaço na minha existência.
Algumas pessoas chegam ao ponto de olhar torto, aqueles que não adotam uma religião como se fosse algo errado, por isso muito se dão ao luxo do ostracismo. Ora, se é necessário seguir uma religião para ser humano então não sou humano eu sou a humanidade, assim como todos deveríamos ser. Acredito em mim, porque acredito em todos! E não será a religião ou culto algum que me fará desviar-me de ser uma boa pessoa ou sair por ai depredando instituições religiosas, simplesmente porque não as abraço. Não é necessário um ser superior me vigiando o tempo todo para que eu cumpra o meu papel de bom cidadão, isso deve vir da essência e da conduta ética social de cada um.

Deus disse em seus mandamentos: "Não matarás";
Deus disse mais a frente: Êxodo 32:27 "mas teus servos passarão, cada um armado para a guerra, perante o SENHOR, como diz meu SENHOR."I Samuel 6:19 "... feriu deles setenta homens; então o povo chorou, porquanto o Senhor fizera tão grande morticínio entre eles"I Samuel 15:2,3,7,8 "Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Castigarei a Amaleque pelo que fez a Israel...... Vai pois, agora e fere a Amaleque, destrói totalmente a tudo o que tiver; nada lhe poupes, porém matarás homem e mulher, meninos e crianças de peito, bois e ovelhas, camelos e jumentos... Então feriu Saul os amalequitas... Tomou vivo a Agague, rei dos amalequitas; porém a todo povo destruiu ao fio da espada."Números 15:36 "Levou-o, pois, toda a congregação para fora do arraial, e o apedrejaram; e ele morreu, como o SENHOR ordenara a Moisés"Oséias 13:16 "Cairá à espada, seus filhos serão despedaçados, e suas mulheres grávidas serão abertas pelo meio."
Os fins justificam as causas?

Esse mesmo deus é considerado um deus de justiça, do exército e amor. Mas será que realmente são as palavras divinas escritas na bíblia? Ou não passam de uma invenção puramente humana de dominação em massa? A bíblia é repleta de contradições, seria deus esclerosado? Claro que não, se o deus perfeito de fato realmente existisse não teria escritos absurdos como os encontrados nas diversas passagens e livros ditos sagrados, pois são conteúdos claramente de julgo humanístico em concordata de época.
Guerras religiosas somente para aqueles que lutam, pois para os seus reais idealizadores, consiste apenas no lucro e poder (cruzadas, colônias e inúmeros conflitos irracionais que utilizam-se do nome de suas divindades para justificar suas ambições)।


"Uma vida não questionada não merece ser vivida"(Socrátes)
Pensem antes de aceitar!

A inconstância (imutabilidade) não é algo maléfico e sim benéfico, é graças a ela que por ser pobre hoje posso ser rico no futuro, é por ela que se eu tive um dia ruim, amanhã poderá se ter perspectivas melhores. (Buda)
Não tenha medo de mudar, você não está sozinho.

Tire as vendas da sua visão de mundo, procure novas alternativas, e só depois de analisá-las escolha uma verdade.


É mais fácil aceitar o comodismo das religiões do que buscar a verdade.

Vamos nos prender um pouco quanto ao deus monoteísta, muitos dizem acreditar em suas palavras, pois são belas metáforas e poéticos ensinamentos, mas essas mesmas pessoas que dizem crer na palavra do salvador parecem avestruzes que colocam a cabeça debaixo da terra e deixam passar as barbaridades escritas, ora se você pode escolher o que seguir na bíblia, e outrora deixar para trás outros ensinamentos, logo não precisamos de bíblia alguma, pois isto está sendo uma decisão moralmente sua.

Basta acreditar no que os sacerdotes dizem e tudo está nos conformes, eu fico isento de culpa caso seja cobrado. Se deus me perguntar por que eu segui isto e não aquilo que estava escrito, eu só preciso dizer que foi a religião quem disse isso.
Inconscientemente muitos tiram o corpo fora, é por isso que a ignorância é tão desejada.
Quando Lutero começou a propagar a reflexão individual da bíblia a igreja católica achou um absurdo de que o povo tivesse essa capacidade (estaria ela errada!?), porque o medo?

Mas e quanto à verdade que você diz procurar?

Ai está o X da questão, o que seria a verdade?A verdade que busco é aquela da qual estaremos livres de dominação por enganação, se isso vai me trazer felicidade, não posso saber apenas trilho o caminho que escolho.
[se eu soubesse a verdade não a estaria buscando]
Por isso a verdade ainda precisa ser encontrada. Mas você deve estar se perguntando: Se ele não sabe qual é a verdade, então como ele pode querer esta verdade?
Agora sim, posso responder! A partir do momento que, me dou conta de que, existe algo de errado com alguma coisa, significa que algo está sendo omitido, ou modificado, ou inventado. Sendo assim, existe algo a ser desvendado, alguma coisa que deveria ser dita mais não foi para proteger algo, mas quem?
Seria uma mentira capaz de sobrepujar a verdade, por um bem maior?
Os meios justificariam as causas?
As leis de Deus teriam sido alteradas para justificar os dogmas de algumasreligiões?
As ordens de Deus poderiam ter sido "mexidas" pelos sacerdotes para haver um controle?
Frases ditas por profetas e pelo próprio cristo, teriam sido traduzidas, ou melhor, interpretadas por uma visão que protegeria as ações da igreja, mesmo sendo elas errôneas, já que as frases dão inúmeras interpretações?

Sabe, é por isso que esse assunto se estende até hoje e irá se perpetuar por longas gerações, existe muito disse não disse muita coisa que não está clara e sim contorcida, mas são aceitas como verdade. Inclusive incontestáveis o que torna difícil o debate.

As religiões se baseiam na fé, a extinção da mesma se baseia em fatos concretos de argumentação, na qual podemos, se deixarmos nossas mentes abertas, chegar a uma conclusão sensata. Mais isso é perigoso para com um todo, uma coisa é eu conversar e falar contigo, outra coisa é falar para um povo, uma nação de fieis que acham que suas vidas se resumem a morte, ou seja, o outro lado da vida do qual nenhum ser humano voltou.
O ser humano parece possuir uma espécie de psico-dominação, logo criaram deuses [hoje é um deus], seres perfeitos com a sua imagem e semelhança do qual se deve subordinação e culto para não serem esquecidos e preencham sua ausência A historia da humanidade é assim: Shiva, Zeus, Deus, Unoboco e assim por diante.
Mas onde está a verdade nisso tudo. A meu ver as religiões se resumem, em... Dominação.
Quer seja política, social ou econômica. A Igreja é uma empresa, assim como o estado também o é, perderam-se a sua originalidade, as suas raízes e tronco-funções. Não critico só a igreja católica, mas todas as demais ao seguirem tal exemplo. Mas a instituição Igreja é necessária,por enquanto, todavia quem sabe um dia poderemos nos livrarmos das [uma das]correntes que prendem a sociedade.

Quando você ao analisar tudo provavelmente entende que é necessário “dar um passo para trás para conseguir dar dois à frente?” Assim será com as religiões, sou ciente de que isso irá demorar, mas temos vontade e isso é o que importa. Um alto nível de conscientização é almejado para a civilização que deve ser presenteada pela sua busca e evolução.
"Um bêbado é muito mais feliz do que um sóbrio, mas não significa que o bêbado esteja correto.”
isso é um ponto de vista meu, não sou o dono da verdade, posso estar completamente errado, como também posso estar redondamente certo. E assim respeito a todas as crenças. O ridículo de hoje pode ser o astuto de amanhã, "o mundo dá voltas, muitas voltas".

Isso levanta outra questão, Deus realmente existe?

É algo que jamais teremos a resposta (mas podemos desconfiar), pois a mesma provavelmente se perdeu pelo tempo. Logo se eu disser que deus existe e outro dizer que ele não existe, iremos entrar em um debate onde a razão e a fé são mais acirrada e não chegaremos a um ponto em comum, por mais que se tente provar um ou o outro, sempre surgirão argumentos que tentarão se impor e isso só geraria discórdia, pois muitos não sabem respeitar a opinião alheia. Alguns passariam a acreditar em deus(es), outros deixariam.
Mais e os problemas do mundo, Deus gosta de ver suas criaturas sofendo?

"Ele [Deus] te criou com um propósito e o homem se desviou...”
Como pode isso?
E cadê a onisciência divina?

“Deus te deu o livre-arbítrio!”

Como pode ser livre-arbítrio ficar em duas escolhas: ou me segues ou morreras?
Mais parece um tirano falando ou um bandido que diz: ou me dá o dinheiro ou morre! Porque não existe uma terceira alternativa de simplesmente deixar em paz।
Por isso que continuo batendo na mesma tecla, religião é controle, Deus pode até existir, mais ele não foi apresentado ainda.

É o medo do castigo que nos cala, que nos deixa no vazio, como posso temer e amar um ser ao mesmo tempo? Ou eu tenho Temor ou o Amor, prefiram a segunda opção quando forem escolher.